Datum
Datum, do latim dado, detalhe, pormenor (plural data) em cartografia refere-se ao modelo matemático teórico da representação da superfície da Terra ao nível do mar utilizado pelos cartógrafos numa dada carta ou mapa. Dado existirem vários datum em utilização simultânea, na legenda das cartas está indicado qual o datum utilizado. De uma forma muito simplificada, datum providencia o ponto de referência a partir do qual a representação gráfica dos paralelos e meridianos, e consequentemente do todo o resto que for desenhado na carta, está relacionado e é proporcionado.
A diferença entre os datum são baseadas em modelos matemáticos distintos da forma e dimensões da Terra e do fator adicional da projeção, seja por razões históricas, seja para garantir uma representação gráfica mais proporcionada. A importância do datum prende-se à necessidade de projetar um corpo curvo e a três dimensões (a Terra), num plano a duas dimensões mantendo, no entanto os cruzamentos em ângulos retos dos meridianos e paralelos (o mapa). A primeira abordagem de sucesso foi à famosa projeção de Mercator. Todas estas projeções criam representações gráficas diferentes, ou seja, datum diferentes.
Sempre em nossos mapas utilizamos um datum referente à localização da sua região, para garantir maior precisão e qualidade do seu Cadastro Florestal.