Coleta de dados nas Amostras
Os equipamentos que utilizamos nessa etapa do inventário são a suta ou a fita métrica para medição do DAP ou CAP, Hipsômetro para medições de altura e trena de 50 m para definição da área.
Na parcela o DAP ou CAP e a altura de todos os indivíduos são coletados com o intuito de verificar o volume. Esses dados podem ser inseridos em uma ficha de campo ou em um coletor de dados como o software adequado. A coleta digital dos dados reduz o tempo de permanência em campo e com isso, os custos operacionais.
Os ramos, flores e fruto de cada espécie da parcela são coletados, quando necessário, para identificação botânica. As características qualitativas como infestação de cipó, qualidade do fuste, luminosidade das copas também podem ser coletadas dependendo do objetivo do seu inventário florestal, atendendo as necessidades de suas árvores.
Após a coleta do DAP ou CAP e altura das árvores da parcela é possível estimar o volume de madeira por meio de equações volumétricas que são ajustadas através de uma outra etapa de nossos serviços florestais: A Cubagem Rigorosa, ou seja, medições de diâmetro ao longo do fuste. Que pode ser visualizada a seguir.