Planejamento Ambiental
Planejamento ambiental é a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.
Veja alguns benefícios de se contratar nosso Planejamento Ambiental:
Preservação de Matas Ciliares e APP: sendo parte integrante das faixas marginais das áreas de preservação permanente, contribuem significativamente com a sustentabilidade econômica, social e ambiental da propriedade rural, proporcionando, dentre outros, os seguintes benefícios:
· Evitam a erosão e o empobrecimento do solo por elas coberto e funciona como barreiras naturais que impedem o carreamento de terra e outros detritos trazidos pela enxurrada, inclusive resíduos de produtos tóxicos - veneno, evitando desta forma que tudo vá parar dentro d’água, oque causaria o assoreamento dos rios e lagos e a consequente diminuição da oferta de água, que é o recurso natural mais valioso da propriedade rural.
· Oferecem condições favoráveis de vida para a fauna silvestre e aquática, servindo-lhes de proteção e abrigo e produzindo o alimento que necessitam tais como, raízes, folhas, flores, frutos e até mesmo os insetos que nelas proliferam serve de alimento, principalmente para os peixes.
· Funcionam como corredores ecológicos, possibilitando maior segurança e liberdade para a passagem e circulação de espécies de aves e animais silvestres.
É importante observar que é proibido explorar o solo com atividade agropecuária ou qualquer outra, deixando somente a faixa de mata ciliar. Neste caso, deve-se obedecer ao que determina o art. 2.º da Lei nº 4.771/65 - Código Florestal.
A ausência da Mata Ciliar favorece a formação de voçorocas, queda de árvores, perda de solo, contaminação e assoreamento dos rios.