Topografia e Geodésia
Tudo o que se representa, através de mapas, cartas, ou medições terrestres, se utiliza a topografia e a geodesia como base. É através desta ciência que é possível representar matematicamente toda e qualquer feição posicionada no globo terrestre (e também fora dele…).
A Topografia e Geodésia andam de mãos juntas, sendo que muitos consideram a topografia como uma espécie de capítulo inicial da geodesia. As duas se diferem basicamente pela extensão de área de projeto, sendo que a topografia está restrita a áreas que não excedam lados de 10 km. A partir disso, temos que considerar a curvatura da Terra para realizar qualquer medição, já que a topografia utiliza como base matemática a geometria analítica clássica, e com isso, a Terra é um plano. Já a geodesia utiliza o cálculo diferencial e integral para a resolução dos problemas da forma matemática da Terra.
Utilizando-se da topografia e geodesia, devemos utilizar a cartografia, estabelecendo assim um sistema de projeção cartográfica para a representação planificada do mapeamento. A topografia e geodesia são utilizadas em diversas finalidades, como:
- Levantamento de barragens, redes elétricas, telefônicas, hidráulicas.
- Cálculo de volume de aterro, terraplenagem.
- Planta topográfica de lotes e áreas edificadas
- Mapeamento de lavouras, áreas de preservação permanente.
- Locação de obras
- Estradas
- Etc.
Ou seja, a topografia e geodesia é a base fundamental para a geração de qualquer base cartográfica.
Pensando nisso, a Diametro Serviços Florestais utiliza-se dos processos mais aprimorados, que garantem qualidade total no levantamento de dados terrestres, pois eles alimentam um Sistema de Informação Geográfica de forma íntegra, e que não permita “furos” em fases mais adiantadas.
Além disso, a Diametro Serviços Florestais dispõe de equipamentos de recepção GPS e equipamentos de topografia, além de técnicos capacitados e qualificados, podendo assim fornecer serviço de topografia e geodesia de qualquer natureza, como:
Georreferenciamento de imóveis rurais, baseado na Lei 10.267.
Mapas rurais com laudo, para fins de cadastro de imóvel rural (CCIR).
Pontos de controle para georreferenciamento de imagens de satélite, aerotriangulação, e apoio geodésico de qualquer finalidade.